Um Acupunctor com formação em M.T.C., utilizará um diagnóstico específico (interrogatório, exame da língua e da pele, análise do tom de voz e palpação dos pulsos chineses, etc.) para seguir um conjunto de regras que visa a selecção perfeita dos pontos de acupunctura.
Através do uso de finíssimas agulhas nesses pontos seleccionados, consegue-se restabelecer o fluxo energético que circula nos meridianos e promover uma harmonia energética, o que equivale a saúde.
A acupunctura também interfere nos níveis de produção e secreção de vários harmónios, explicando assim a sua aplicação com sucesso em patologias tão diversas como: depressão, stress, dor ou mesmo o reforço do sistema imunitário.
Dos 670 pontos de acupunctura mais utilizados, 361 situam-se nos 14 meridianos principais. Para localizá-los utilizam-se mapas anatómicos de acupunctura e com a ajuda de equipamentos electrónicos consegue-se a exactidão do local. A experiência de um acupunctor, permite detectar facilmente qualquer ponto sem ajuda da electrónica.
Não, devido a serem utilizadas agulhas tão finas quanto os nossos cabelos e a maneira hábil do acupunctor inserir a agulha, na maioria dos casos o paciente não sente a agulha.
Não, quando exercido por um profissional qualificado e devidamente credenciado para o exercício da acupunctura. Quanto às agulhas estas deverão ser sempre descartáveis (uma só utilização), evitando assim qualquer possibilidade de contágio ou de proliferação de doenças.
Terei que deixar de tomar os meus medicamentos quando iniciar o tratamento de Acupunctura? |
A acupunctura é compatível com a medicina convencional (alopatia), pois se o seu médico lhe receitou os medicamentos é porque precisa deles e deverá continuar a tomá-los até que este verifique que a sua saúde não depende desses medicamentos.
Depende da patologia a tratar; muitas agulhas não melhoram a eficácia do tratamento, mas sim a boa selecção dos pontos de acordo com um bom diagnóstico.
A palavra acupunctura como o nome indica (acus=agulha; punctura = punção) designa picada ou punção com agulha. Ou seja a acupunctura é feita com agulhas, no entanto o acupunctor pode achar conveniente utilizar outros processos para estimular os pontos como sejam o raio laser, moxabustão (através de calor) ou a simples pressão com os dedos.
Nos casos crónicos, são necessárias no mínimo 10 sessões, enquanto em situações agudas 2 a 5 tratamentos são suficientes.
Em média o tratamento demora entre 30 a 40 minutos; os tratamentos mais demorados são os que tratam a celulite e gorduras localizadas.
ACUPUNTURAVIANA • Rui de Carvalho • Viana do Castelo
Tel. 962413947